.COPYRIGHT © 2019 FULLERTONE PICKUPS. ALL RIGHTS RESERVED.b

SOBRE

 

Quando mais jovem, tive aulas de guitarra com o músico, professor e o maior colecionador de instrumentos vintage do Brasil, Marcus Rampazzo. Fui contaminado com o "vírus vintage" e constatei a grande qualidade de timbre frente aos instrumentos contemporâneos. A vida me levou para outros caminhos e fui reencontrar Marcus em 2007, quando o procurei porque estava fazendo o curso de Luthieria na Escola BH. O projeto era a construção de uma Telecaster. Na época, decidi fazer também os captadores e para isso copiaria os da Telecaster 1954 de Rampazzo. Achei que fosse fácil. Era só comprar um kit da Stewmac e estaria resolvido. Mas não foi assim. Tive que montar um laboratório para enxergar todos os detalhes do set e assim poder colher informações técnicas corretas. O resultado foi muito apreciado pelo dono do instrumento, que acabou gravando Johnny Cash com a sua tele e os captadores que produzi.

Quem conheceu Marcus Rampazzo sabe da extrema paixão e cuidado com os instrumentos de sua coleção. Veja mais exemplos em http://www.vintageguitar.com.br/ Dessa relação, surgiu por parte dele a confiança em meu trabalho. Assim, acabei prestando manutenção em seus instrumentos, bem como nos de seus amigos. No processo, pude colher informações técnicas e valiosas sobre os instrumentos de sua coleção. Passaram em minhas mãos instrumentos e captadores raros, por exemplo:

- Stratocaster 1954, 1956, 1957, 1959, 1961, 1962, 1963, 1965, 1966 e etc.

- Telecaster 1954, 1959, 1965 e etc.

- Les Paul 1956, 1958, 1963, 1972 e etc.

- Gretsch 1961 e 1962

- Contrabaixos vintage

- Lapsteel vintage

Em todos eles, consegui levantar uma ficha técnica detalhada, que hoje chamo em minha linha de produtos de "repro"ou reprodução. De 2007 até o presente momento, venho atuando nessa área, consertando e desenvolvendo. Utilizo equipamentos de laboratório, três tipos de bobinadeiras distintas que cobrem todas as possibilidade de shape dos antigos captadores aos mais contemporâneos; outros equipamentos auxiliares de fabricação e todos os tipos de fios e imãs. Desenvolvi alguns pickups inexistentes no mercado como o Humbucker In Line (HIL), que consiste em bobinas alinhadas e mantêm o timbre original disponível em captadores localizados na ponte de Tele e Jazz Bass. Também desenvolvi o modelo Boxer, humbucker usado nos modelos P90. Criei formulações de imã que chamo de Alnico Vintage e o processo exclusivo de envelhecimento magnético, diferente da desmagnetização que constatei ter resultado sonoro inferior ao criado pela ação do tempo.

Eduardo.